5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma das atividades mais importantes para qualquer indústria. Trata-se do processo que mantém a cadeia produtiva alinhada com a demanda de mercado e a capacidade produtiva dos demais setores da organização.

Dessa forma, a melhoria de performance do seu negócio está diretamente relacionada com a sua capacidade de prever e cumprir com consistência o volume de produção necessário.  Isso depende de uma série de fatores que integram a sua visão de negócio e permitem decisões assertivas.

No artigo de hoje vamos falar sobre como o sistema de gestão ERP pode ajudá-lo nesse processo, aprimorando cada etapa do planejamento e controle da produção (PCP).

Veja tudo oque você precisa saber sobre sistema ERP neste e-book:

POR QUE CONTRATAR UM ERP?

  • Obtenção de Resultados em Tempo Real

    O sistema de gestão ERP recebe dados, processa e gera resultados em tempo real. Assim, à medida que os ciclos produtivos são realizados e o software recebe as entradas, você tem acesso às ferramentas de controle dos processos, como gráficos e indicadores.

    Dessa forma você recebe quase instantaneamente análises que suportam sua tomada de decisões. A partir disso você avalia o desempenho das previsões realizadas, promove os ajustes necessários e planeja os próximos passos.

  • Integração das Informações de Produção com o Estoque

    Além de programar de forma adequada a produção, é preciso entender o impacto sistêmico trazido por ela. Isso é especialmente importante no caso da gestão de estoque.

    O sistema de gestão ERP proporciona a integração de informações dos dois setores, promovendo o controle de ambas as partes. Assim, além de programar apropriadamente a produção, você controla os insumos necessários e o momento mais adequado para realizar o reabastecimento de cada um deles.

  • Aprimoramento do Fluxo de Informações

    O Planejamento e Controle da Produção (PCP) impacta todas as áreas da organização. Desde os departamentos diretamente associados a ele, até os setores administrativos, as informações de previsão servem de importante insumo para planejamento das atividades.

    Dessa forma, o sistema de gestão ERP serve como fonte de consulta fidedigna e em tempo real dos aspectos que podem provocar modificações em questões como: dimensionamento de equipe, escalas de trabalho, planejamento de refeições e todas as demais funções para atender a demanda.

  • Automação do Apontamento de Produção

    Outra importante etapa do Planejamento e Controle da Produção (PCP) é o apontamento de produção. Tal função, nada mais é do que a coleta de dados no chão de fábrica, para que sejam convertidos em informações e utilizados em prol da empresa. Trata-se do princípio do controle analítico.

    Com a implementação de sistemas de gestão ERP, você pode realizar integração de elementos, como sensores, medidores, ou balanças, que forneçam a informação direto ao programa. Assim, sua preocupação deixaria de ser coletar o dado e passaria a ser a emissão direta dos relatórios com as informações de interesse.

    Ainda que não se optasse por fazer a coleta automatizada, bastaria realizar a coleta manual e lançar os dados no sistema. A partir disso, as mesmas informações seriam geradas, evitando a necessidade de tratamentos manuais dos dados.

  • Histórico Detalhado do Desempenho das Unidades Produtivas

    Nosso quinto e último benefício é o detalhamento histórico do desempenho de suas unidades produtivas. Aumentar a performance do seu negócio depende de um controle minucioso dos resultados obtidos ao longo do tempo. Assim, esse item é mais uma das grandes vantagens de aplicação dos sistemas de gestão ERP.

    Você tem disponível um banco de dados onde consta a evolução de diversos índices que medem a eficácia e eficiência do seu sistema produtivo. A partir disso, você será capaz de entender como sua organização tem evoluído e buscar por fatores que impactem no seu desempenho ao longo do tempo.

O Futuro do Planejamento e Controle de Produção

A palavra do momento no meio industrial é automação e isso tende a se intensificar nos próximos anos. A forma como processos são planejados, controlados, analisados e corrigidos, está mudando de drasticamente e representará o principal fator de competitividade em pouco tempo.

Se sua organização ainda não realizou movimentos nesse sentido, é hora de pensar na forma pela qual ela se encaixará nessa nova revolução industrial. Não se trata de uma questão de diferencial, mas sim de sobrevivência do negócio.

Se você quer saber um pouco mais sobre como começar a transformação necessária, entre em contato conosco e saiba mais!

Precisa aumentar a produtividade da sua empresa, acesse:

SISTEMA DE GESTÃO ERP: 7 FORMAS DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

A solução em gestão empresarial

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SUA EMPRESA

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERPs), a Delta Soluções Inteligentes desenvolve sistemas para diversos segmentos de mercado, uma linha completa de soluções que irão maximizar o sucesso nas vendas da sua empresa. Saia na frente da concorrência, conheça nossos módulos de gestão e acelere o crescimento da sua empresa!

Outros artigos que você pode gostar:

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

DEZ 2017

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

Por Jéssica Canesin - Implementação de Sistema ERP - 4 de dezembro de 2017

Você tem dúvidas sobre como implementar um sistema ERP na sua empresa? Acompanhe esse artigo com 5 dicas que vão ajudar você a implementar um sistema ERP de forma eficiente e com sucesso!

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

JAN 2018

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão Empresarial - 3 de janeiro de 2018

Fique ligado sobre a extinção dos boletos sem registro! Veja as novas regras que entrarão em vigor em 2018 e como elas afetarão a forma que a sua empresa emite cobranças aos clientes!