SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

Ter informações confiáveis sobre os custos é fundamental para que as empresas consigam cumprir seu principal objetivo: produzir mais com menos e aumentar seus lucros com sistema de gestão.

A base para isso são as melhores práticas que auxiliam na redução de retrabalhos, gaps de processo e aumento da eficiência dos processos de uma forma geral, não apenas com a produção.

Na teoria até que não soa tão difícil "é só aplicar as ferramentas disponíveis" mas na prática não é bem assim, a execução exige disciplina e tecnologia para integrar todos estes processos, ou então a empresa vira um mundo de ilhas isoladas de informação.

É aqui que um sistema de gestão ERP entra em ação. Os sistemas ERP são a melhor opção para que as organizações funcionem de forma otimizada, pois ao integrar os principais processos de gerenciamento do negócio o sistema de gestão ERP pode auxiliar no ganho de eficiência e redução de custos, veja aqui como.

Fornece dados financeiros em tempo real

Conhecer os principais indicadores de desempenho financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento do negócio, isso qualquer gestor irá concordar. Agora se o departamento financeiro fornece seus relatórios estáticos apenas no final do mês depois de consolidar todas as informações, os líderes não conseguem tomar decisões de forma rápida e assertiva.

Um sistema de gestão ERP, no entanto, consolida a coleta de dados financeiros em um só lugar, detalhando tudo, desde contas a receber e contas a pagar até ativos fixos e custos de produção, em tempo real. Isso dá aos gestores a possibilidade de analisar informações e tomar decisões quase que imediatamente.

Essa capacidade de detalhar dados financeiros em tempo real é uma das razões pelas quais os especialistas dizem que as empresas que utilizam com sucesso sistema de gestão ERP podem reduzir os custos de fabricação em até 20% – ou mais.

Cria fluxos de trabalho conectados

As atividades de planejamento, produção, controle de estoque e atendimento ao cliente estão interligadas e devem ser gerenciadas como tal. Um sistema de gestão ERP possibilita a visualização de todos estes processos de forma clara e cada uma destas áreas tem sempre a informação que precisa em tempo real, sem depende de relatórios que levam dias para ser elaborados e quando chegam já não servem para nada, pois a informação é dinâmica.

Com sistema de gestão ERP, as empresas podem lidar com problemas com inventário, engenharia de produção, design de chão de fábrica e outros processos muito mais rapidamente, pois eles fornecem visibilidade de como um problema está afetando o resto do processo de fabricação.

Por exemplo, excesso de materiais que não utilizados podem estar dificultando a utilização ideal da planta. Uma solução ERP pode mostrar às empresas como gerenciar melhor os suprimentos para que eles possam otimizar seus sites. Isso equivale a mais produtividade e redução de custos com inventário.

Reduz inventário

Os excessos de estoque ou falta de material são umas das principais barreiras para a redução de custos em uma indústria. O sistema de gestão ERP ajuda a otimizar os níveis de inventário para que os materiais fiquem o menos tempo possível estocados.

Os benefícios de reduzir os níveis de estoques são bem conhecidos: melhor utilização do espaço físico, redução de custos com manuseio do inventário, equilíbrio do fluxo de caixa.

Gestão de estoque

Com a automação e a integração dos processos, a gestão de estoque fica mais eficiente e segura. Assim, quando é criado um pedido de compra, por exemplo, o estoque é avisado para separar o pedido, e os setores de compras e marketing são notificados.

Ou seja: é possível fazer um planejamento de compras mais eficiente, de acordo com a sazonalidade, e operar com estoque próximo a zero.

Automação de processos

A automação de processos garante que a produção fique mais rápida e, ao mesmo tempo, a qualidade seja garantida.

Afinal, o sistema de gestão é racionalizado (há menos colaboradores dedicados a funções operacionais), a quantidade de erros e retrabalhos diminui, e a técnica é aperfeiçoada. Isso, automaticamente, diminui os custos.

Veja também dicas importantes para aumentar a capacidade produtiva da sua empresa e obter melhores resultados utilizando um sistema ERP completo e de fácil implementação:

SISTEMA DE GESTÃO ERP: 7 FORMAS DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

Produtividade

Sempre que uma informação é inserida no sistema, todos os processos integrados são acionados, o que evita que algumas atividades sejam feitas mais de uma vez. Ou seja, o retrabalho é diminuído, já que uma série de processos — que consumiam tempo, dinheiro e mão de obra — é feita de uma vez.

Ao mesmo tempo, a eliminação dos processos não automatizados reduz a incidência de erros, o tempo de trabalho, os custos operacionais e o desperdício de recursos, pois o registro e a interpretação das informações ocorrem sem interferência externa.

Controle de atividades

Com acesso fácil às informações, o controle das atividades — tanto internas quanto externas — fica mais simples e eficaz. Assim, é possível fazer uma análise de desempenho mais profunda, de colaboradores a clientes, passando por fornecedores e parceiros.

Todas as mudanças promovidas pela implantação do ERP ajudam a gestão a enxergar quais processos precisam ser melhorados.

A partir disso, A Delta Soluções Inteligentes faz todos os ajustes para adequar as equipes às reais demandas de trabalho e, consequentemente, reduzir custos nas mais diferentes áreas da companhia. 

Acesse nosso e-book e fique por dentro do que o melhor software de ERP tem a oferecer para a sua empresa:

Por que contratar um ERP?

A solução em gestão empresarial

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SUA EMPRESA

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERPs), a Delta Soluções Inteligentes desenvolve sistemas para diversos segmentos de mercado, uma linha completa de soluções que irão maximizar o sucesso nas vendas da sua empresa. Saia na frente da concorrência, conheça nossos módulos de gestão e acelere o crescimento da sua empresa!

Outros artigos que você pode gostar:

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

DEZ 2017

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

Por Jéssica Canesin - Implementação de Sistema ERP - 4 de dezembro de 2017

Você tem dúvidas sobre como implementar um sistema ERP na sua empresa? Acompanhe esse artigo com 5 dicas que vão ajudar você a implementar um sistema ERP de forma eficiente e com sucesso!

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

JAN 2018

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão Empresarial - 3 de janeiro de 2018

Fique ligado sobre a extinção dos boletos sem registro! Veja as novas regras que entrarão em vigor em 2018 e como elas afetarão a forma que a sua empresa emite cobranças aos clientes!

Artigos Recentes

Tudo o que você precisa saber sobre sistema de gestão integrado (ERP)

Tudo o que você precisa saber sobre sistema de gestão integrado (ERP)

  • 17 de fevereiro de 2023
  • Gestão Empresarial
SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

  • 23 de janeiro de 2018
  • Sistema de Gestão Empresarial
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

  • 10 de janeiro de 2018
  • Segurança da Informação
FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  • 3 de janeiro de 2018
  • Gestão Empresarial
PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

  • 18 de dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
/

Tags Relacionadas

Newsletter

Prospere seu Negócio. Receba nossa Newsletter.